Análise de Risco: Como aumentar a sua segurança?

Algumas de nossas notícias

Análise de Risco: Como aumentar a sua segurança?

Quando falamos de Análise de risco, invadimos o tema de Segurança, que é bastante vasto e complexo, pois envolve, praticamente, tudo o que diz respeito ao dia a dia do Ser humano em seus mais diversos segmentos, principalmente às modalidades que versam sobre a Proteção Pessoal, Familiar e Patrimonial.

Ao Estado foi-lhe dada a missão de manter a Ordem e a Segurança Pública, mas devido a situações adversas que independem da atuação exclusiva dos governantes, tornou-se praticamente impossível realizar uma Proteção efetiva de toda população, fato este que faz com que cada cidadão busque sua autodefesa.

Dando ênfase a este aspecto é que a população precisa estar consciente de que a verdadeira Proteção inicia-se com a Prevenção, sendo este o melhor e mais seguro método para se diminuir os riscos e evitar que futuros delitos sejam cometidos.

Com a evolução social e a crescente urbanização, os condomínios tornaram-se a melhor forma de se organizar e aproveitar os espaços para que se possa viver harmonicamente em comunidade, e as pessoas, no intuito de proteger principalmente sua família, têm optado por residirem em edifícios verticais ou em condomínios horizontais, a fim de alcançarem a tão almejada Segurança e Tranqüilidade, mas mesmo assim a violência tem chegado a essas fortalezas.

A fim de melhorarmos essa opção de vida é que enfatizaremos sempre as medidas preventivas de segurança e análise de risco que devam ser utilizadas nos condomínios a fim de minimizar os riscos e efetivar a Proteção condominial. Para que essa condição se concretize, deve-se aliar o binômio Homem – equipamento em prol da comunidade, sendo que com esta união racional possamos criar Sistemas de Segurança adequados a cada situação ou problema.

Para tanto é necessário que haja informações exatas e concretas para  que síndicos, administradores, moradores e funcionários possam proteger seu patrimônio de maneira técnica e eficaz, racionalizando seus recursos. Portanto citaremos a seguir alguns itens, que dizem respeito  aos diversos segmentos e divisões da Segurança Pessoal e Patrimonial nos condomínios.

Boas práticas de Segurança condominial:

• Recursos Humanos: recrutamento, seleção, treinamento de funcionários e conscientização de moradores;

• Comunicações: telefonia, interfonia e radiofonia;

• Barreiras Físicas: muros, cercas, concertinas, alambrados, ofendículos, cancelas, portarias, portões duplos, guaritas blindadas, portas;

• Segurança Física das Residências: janelas, vitrôs, venezianas, portas, áreas envidraçadas, vãos de ar-condicionado, sensores, visualização à distância;

• Sistemas Eletrônicos: alarmes, Circuito Fechado de TV, monitoramentos, controles de acesso informatizados e eletrônicos, sensores e cercas eletrificadas;

• Equipamentos de Prevenção e Contra Incêndios: extintores, hidrantes, iluminação de emergência, alarmes, escadas de segurança, detectores de fumaça, portas corta-fogo, pára-raios;

• Elevadores: manutenção e precauções;

• Procedimentos de Segurança: normas específicas de portaria e segurança;

• Medidas de Emergência: planos de contingência para situações de furtos, roubos, incêndios, falta de (água, luz, gás, telefone), inundações;

• Saúde no Condomínio: higiene, limpeza e reciclagem de lixo;

• Segurança das Edificações: estruturas, impermeabilização e manutenção.

Importante saber que:

Integrando-se todos os itens citados acima é que conseguiremos chegar a um grau de Proteção muito maior, acrescido de um melhor convívio e benefício de toda Comunidade dos Condomínios, onde o projeto de segurança, alinhado a análise de risco vem como ápice na importância condominial.

 

(*) JOSÉ ELIAS DE GODOY é especialista de Segurança em Condomínios e autor dos livros “Manual de Segurança em Condomínios’’ e “Técnicas de Segurança em Condomínios”.

Fale com ele pelo e-mail elias@suat.com.br