O CONDÔMINO TAMBÉM É RESPONSÁVEL PELA SEGURANÇA

Algumas de nossas notícias

O CONDÔMINO TAMBÉM É RESPONSÁVEL PELA SEGURANÇA

Criou-se um paradigma de que o síndico é o único responsável pela Segurança do condomínio, o que não é correto e nem aceitável, pois na verdade os condôminos devem participar ativamente do Sistema Integrado de Segurança de seu prédio. Fica cômodo, por parte dos moradores, deixar toda responsabilidade sobre a Proteção de seu edifício a cargo do síndico e, em segundo plano dos funcionários de portaria ou vigilância, pois assim procedendo os condôminos isentam-se de ficarem alvos de críticas e de serem molestados quando algum problema mais grave venha surgir.

Essa omissão acarreta sérios prejuízos ao condomínio, visto que cada morador é interessado direto para que haja uma Proteção eficaz, uma vez que ele (condômino), sua família e seu patrimônio dependem de uma atuação eficiente do Sistema de Segurança, a fim de que se tenha a tão almejada tranquilidade e a sensação de se estar realmente seguro.

Para tanto, é imprescindível a atuação efetiva de todos moradores, participando das reuniões que dizem respeito à Segurança, inclusive fazendo parte das comissões ou Conselhos de Segurança, trazendo informações e sugestões para que haja uma atualização e aperfeiçoamento na Proteção de todos.

É importante que todos os condôminos colaborem com o síndico na formação de medidas que garantam o cumprimento de todo o sistema de controle que for implantado, inclusive obedecendo às normas preconizadas e adotadas. É fundamental que os moradores compreendam e elogiem as ações preventivas dos funcionários pois, além de estarem cumprindo ordens, visam garantir a Segurança do condomínio, mesmo quando estas atitudes representem algum transtorno para si ou para suas visitas, logo nunca se deve hostilizar os funcionários que zelam pela Segurança de toda comunidade residencial. O morador deve conscientizar seus parentes e empregados sobre a importância da integração de todos no Sistema de Segurança adotado pelo condomínio. Portanto, o mais importante a saber é que a: “A segurança em condomínios é dever e responsabilidade de todos”.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     

(*) JOSÉ ELIAS DE GODOY é especialista de Segurança em Condomínios e autor dos livros “Manual de Segurança em Condomínios’’ e “Técnicas de Segurança em Condomínios”.Fale com ele pelo e-mail elias@suat.com.br