QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DE FUNCIONÁRIOS NÃO É UM GASTO MAS SIM UM INVESTIMENTO

Algumas de nossas notícias

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DE FUNCIONÁRIOS NÃO É UM GASTO MAS SIM UM INVESTIMENTO

Observando-se os assaltos ocorridos nos condomínios fica constatado que,  na grande maioria das vezes, a entrada se dá pela portaria principal do prédio, onde os porteiros, por desatenção ou mesmo inexperiência,  foram enganados pelos meliantes e pelo repórter da referida revista e o outro tanto se deu pelo descuido das pessoas em não fiscalizar o funcionamento dos equipamentos eletrônicos.

Os delinquentes têm-se utilizado dos mais diversos ardis a fim de ludibriarem os funcionários, mais precisamente aqueles que são responsáveis pelos controles de acessos, tais como porteiros e garagistas, tendo como objetivo a intrusão ao Condomínio até atingirem as unidades condominiais.

Com isto conclui-se que os assaltantes detectaram um enorme furo no sistema de segurança nos condomínios e portanto estão se aproveitando das falhas humanas a fim de realizarem seus atos delituosos, sendo isto somente  possível devido a desqualificação profissional de seus funcionários, já que são facilmente ludibriados ou simplesmente agem por pura ingenuidade.

Todos estes problemas estão intimamente relacionados com a falta de treinamento destes profissionais, visto que muitos síndicos acham desnecessário gastar-se com cursos específicos, buscando-se uma especialização. Ledo engano, pois onde existem pessoas prestando serviços para outras, a única forma de se modificar comportamentos distorcidos é através de um bom treinamento, que deixa de ser um gasto para ser um excelente investimento, visto que o retorno vem através de uma maior qualidade na mão-de-obra de portaria, acarretando com isto um nível satisfatório de Segurança para todos condôminos.

 

(*) JOSÉ ELIAS DE GODOY é especialista de Segurança em Condomínios e autor dos livros “Manual de Segurança em Condomínios’’ e “Técnicas de Segurança em Condomínios”.Fale com ele pelo e-mail elias@suat.com.br