Todos condôminos sonham ter funcionários altamente especializados e de inteira confiança, principalmente os que trabalham em suas residências. Mas o que deve ser feito para se chegar a uma mão-de-obra com tal grau de perfeição? Tudo se inicia no recrutamento e seleção, onde deverão ser escolhidos profissionais dentro do mercado de trabalho, de preferência com indicações de pessoas idôneas e conhecidas; deve-se optar por candidatos que possuam experiência anterior comprovada em Carteira de Trabalho ou com cartas de referências de empregos anteriores, devendo-se contatar com estas empresas ou com os antigos patrões; que tenham estabilidade funcional, de no mínimo 02 (dois) anos, comprovada em Carteira de Trabalho; que não possuam antecedentes criminais, e que preferencialmente sejam tirados pelo próprio contratante; que sejam submetidas a entrevistas detalhadas realizados por empresas especializadas ou pelo futuro patrão, evitando-se fazê-lo na residência; os candidatos deverão preencher uma ficha de solicitação de emprego com seus dados pormenorizados e até com fotos do solicitante. Feito isto o condômino deverá checar todos dados fornecidos pelo futuro empregado, inclusive conhecendo o local de residência do candidato e o real motivo de sua demissão nos empregos anteriores, a fim de comprovar a veracidade de todas informações passadas para que possa contratá-lo com total segurança e sem margem de dúvidas.
Vale lembrar que o condômino deverá orientar seus empregados para que não comentem com ninguém, inclusive com familiares, sobre os hábitos e rotinas dos patrões bem como tudo o que observa no condomínio. Tais funcionários deverão ter ciência das Normas de Segurança do condomínio a fim de que possam seguir as regras impostas para a proteção de todos.
Os condôminos devem orientar seus empregados para que não autorizem a entrada de quem quer que seja sem antes consultar o patrão e se este não estiver em casa deverá contatá-lo, via fone ou outro meio de comunicação, a fim de verificar a viabilidade em liberar a entrada da pessoa estranha na residência.
É importante que os colaboradores domésticos, também, tenham treinamento específico, não só na parte operacional de seu trabalho residencial, mas também na conscientização sobre a cultura de Segurança do condomínio uma vez que tal aperfeiçoamento dos empregados, não é uma despesa perdida, mas sim um investimento que reverterá em forma de segurança ao próprio condômino.
(*) JOSÉ ELIAS DE GODOY é especialista de Segurança em Condomínios e autor dos livros “Manual de Segurança em Condomínios’’ e “Técnicas de Segurança em Condomínios”.Fale com ele pelo e-mail elias@suat.com.br