AS CÂMERAS DE SEGURANÇA SÃO OS OLHOS DOS CONDOMÍNIOS

Algumas de nossas notícias

AS CÂMERAS DE SEGURANÇA SÃO OS OLHOS DOS CONDOMÍNIOS

O sistema de CFTV sendo um dos equipamentos eletrônicos de segurança mais utilizados na proteção de condomínios, pois permite que se tenha a visão de locais isolados ou que estejam fora de alcance, facilitando o controle dos pontos sensíveis e vulneráveis das edificações, tudo isto num custo razoável.

Através de câmeras com ou sem fio, instaladas em pontos estratégicos do condomínio, é possível se ter uma visualização de todo o ambiente. É um dos equipamentos mais utilizados atualmente, pois permite que se tenha a visão de locais isolados ou que estejam fora do alcance do porteiro ou mesmo do corpo de seguranças, e não é muito caro. O  CFTV – Circuito Fechado de TV, é composto de um monitor e uma ou uma série de câmeras instaladas nos principais pontos da edificação, possuindo imagem analógica e digital, transmitida por meio de rede metálica, fibra óptica ou radio frequência. Sua utilização é muito necessária à segurança das pessoas e do patrimônio, principalmente no horário noturno. É recomendável a instalação das câmeras de vídeo com movimentação em 360º, de forma que possibilite a varredura das áreas desejadas, tais como jardins e locais de lazer. O monitor de TV e os comandos do sistema, inclusive os de iluminação, podem ser instalados em algum closet (local sigiloso) na área privativa pois, normalmente, é à noite que o sistema é mais necessário, o que faz com que os funcionários do condomínio não se exponham nas janelas ou nos jardins para averiguar se está tudo normal.

Atualmente existe o sistema de CFTV digital conhecido como DVR (Digital Vídeo Record) que são sistemas informatizados para monitoramento, gravação e transmissão de imagens de câmeras, diretamente montadas em um microcomputador ou em aparelhos específicos e dedicados (stand alone) com qualidades e velocidades muito superiores aos sistemas convencionais de CFTV. O sistema multicam com “vídeo-motion detection technology”, grava somente objetos em movimento de janelas marcadas na tela de cada câmera. Estes registros são digitalizados, capturados com datas e hora, comprimidos e guardados no hard disk (hd) de um micro como arquivos para posterior observação. Com isto não se grava mais o tempo todo como os times lapse de sistemas de cftv convencionais.

Como podemos observar, a utilização do CFTV é de suma importância, pois por deste  é que se pode  prevenir e até inibir atos de vandalismo ou qualquer outro delito que possa ocorrer  no interior das edificações. Através dele é que se tem uma visão “global” do prédio, visto que  ele está  alerta a tudo, a todo instante e em tempo real, sendo deste modo considerado o  “vigia eletrônico” que fica sempre atento e de “olho” nos condomínios.

Não podemos nos esquecer de treinar os funcionários para que possam saber utilizar os equipamentos eletrônicos e agirem em situações de emergência.

Portanto, é a tecnologia a serviço do bem estar, tranquilidade e segurança do Homem, e para tanto, deve ser muito bem aproveitada na proteção condominial.

 

 

(*) JOSÉ ELIAS DE GODOY é especialista de Segurança em Condomínios e autor dos livros “Manual de Segurança em Condomínios’’ e “Técnicas de Segurança em Condomínios”.

Fale com ele pelo e-mail elias@suat.com.br